loader image
Descubra São Tiago

Viegas, Cabelo & Arte

Viegas, Cabelo & Arte

O artesanato faz parte da trajetória da proprietária Paulina Viegas, que também é professora de história, e de seus irmãos, todos criados na comunidade rural Canoas, em Ritápolis, que vinham frequentemente a São Tiago. “A arte está no sangue da família”.

Ao entender a importância do meio ambiente e se preocupar com a sustentabilidade, matérias-primas naturais como raízes, ou objetos que iriam para o lixo são transformados para decorar ou fazer parte da brincadeira de crianças.

Mas produção é variada, com peças de crochê – tapetes, puxa-sacos, bolsas, tiaras, porta papel higiênico, sacos, ponto cruz, EVA, cabaça, tecido, palha, fibra, embalagens, tapetes tecidos em tear, imãs de geladeira, máscaras, toucas e etc …

Cada artesanato produzido é um pedacinho de história, de vida e sonhos, além de carregar na sua essência a representatividade de nossa terra.

Paulina também se identificou com a arte de trançar cabelos, porque desde menina, como parte da comunidade negra, enxergava nas tranças a valorização da cultura afro-brasileira.

Localização