História
História
Os historiadores da região informam que São Tiago foi fundada por volta de 1708, com a chegada de bandeirantes espanhóis que vieram à procura do ouro no local chamado “Vargem Alegre”. Em especial, na Fazenda das “Gamelas”, do padre José Manuel, a 6 km da atual cidade. O início do arraial, assim como em outros lugares, foi marcado pela iniciativa da comunidade em construir uma capela em homenagem ao santo padroeiro.
Consta que o Padre José Manoel, proprietário do Morro Vigia, próximo à Fazenda das “Gamelas”, mandou fazer um cacho de bananas de ouro e doou ao rei de Portugal. O soberano, por sua vez, mandou prender e castigar o religioso, por achar ser o dono da terra, uma vez que o Brasil pertencia à metrópole europeia. Já em 02 de dezembro de 1761, o primeiro bispo de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz, concedeu provisão aos moradores do sítio entre os rios do Peixe e do Jacaré para erguerem uma capela da invocação de São Tiago Maior e Sant’Ana.
No assentamento feito pelo Juízo Eclesiástico da Diocese (15/06/1763), sobescrito pelo cônego Inácio Correa de Sá e por monsenhor Júlio de Paula Dias Bicalho, secretário do bispado, consta que “se encontrando livre de qualquer encargo, a doação para o patrimônio da Capela de São Tiago e Sant’Ana é feita sem prejudicar a terceiros, e que os bens valem e rendem quantia suficiente para a sua manutenção, julgo bom o patrimônio, que aceiro para a referida capela, e mando que para título de passe a sentença”. Inclusive, a Capela de São Tiago foi filial de São João del-Rei até 1825, quando, por alvará imperial de 29 de agosto desse ano, junto com as de Bom Sucesso e Santo Antônio do Amparo, foram desligadas de São João del-Rei, e constituíram a Freguesia de Bom Sucesso.
Em 20 de outubro de 1849, a Capela de São Tiago foi desmembrada da de Bom Sucesso e incorporada à paróquia de Lages, atual Resende Costa. No mesmo ano, São Tiago se tornou distrito de São João del-Rei, e, mais tarde, de Bom Sucesso. Apenas em 27 de dezembro de 1948, foi criado o município, com a emancipação oficial em 1° de janeiro de 1949.
Referência: Notícia histórica do município de São Tiago – Augusto das Chagas Viega