loader image
Descubra São Tiago

A Cidade

Sobre São Tiago

São Tiago, a famosa Terra do “Café-com-Biscoito“, está localizada na região sudoeste do estado, no Campo das Vertentes, a cerca de 200 km da capital, Belo Horizonte. Pertencente à Estrada Real, Circuito Trilha dos Inconfidentes e ao Caminhos de São Tiago, foi fundada por bandeirantes espanhóis no ano de 1708. Os primeiros habitantes da região teriam se fixado, na busca por ouro, ao redor de uma capela erguida em homenagem ao santo padroeiro São Tiago, na “Fazenda das Gamelas” (situada entre o rio do Peixe e Jacaré).

Em 1802, já figurava numa relação de arraiais do termo da Vila de São José. No ano de 1849, São Tiago se tornou distrito de São João del-Rei, e, mais tarde, de Bom Sucesso. Em 27 de dezembro de 1948, foi criado o município, com a emancipação oficial em 1° de janeiro de 1949. Hoje, compreende uma área de 571 Km², com cerca de 11 mil habitantes. Além de ser reconhecida como a Capital Estadual do Biscoito, pela Lei Estadual 23.946/2021, por causa da tradição com as quitandas e biscoitos.

Economia

A economia local está relacionada com a agropecuária e a indústria extrativa de minerais. No setor agrícola produz milho, arroz, café, mandioca, dentre outros. A pecuária está dividida entre a produção leiteira e a recria de novilhos para o abate. No setor de mineração, além do minério de ferro, possui reservas de manganês, bauxita e tantalita. Nos últimos anos, a produção de biscoitos, tradição desde a época dos tropeiros, se consolidou e assumiu um papel muito importante para o município.

Existem cerca de oitenta fábricas de biscoitos que geram centenas de empregos diretos e indiretos. Destacam-se a torradinha (confeccionada em diferentes sabores, tais como tradicional, queijo, alho, cebola, orégano, pimenta, pizza, parmesão) e os biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho de goiabada, entre outros.

Religiosidade

A religiosidade transborda em São Tiago, município que leva o nome de seu padroeiro. A Igreja Matriz é em estilo Neoclássico e a cidade também conta com a "Igreja do Rosário", a "Igreja de São Sebastião" e o "Santuário Deus e Pátria", também conhecida como "Igreja do Senhor dos Montes".

Enquanto que o distrito de Mercês de Água Limpa possui a Igreja Matriz e a Igreja Nova Matriz. Além das capelas e ermidas nas comunidades rurais. O "Santuário Deus e Pátria" se destaca pelas paredes repletas de inscrições. Externamente, elas se referem à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica, com datas e fatos que ocorreram durante a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, internamente, a temas bíblicos.

A capela está mais afastada do centro e dela se avistam os bonitos campos que cercam a cidade. Foi edificada pelo importante filho da terra, Vigário Monsenhor Francisco Elói de Oliveira, veterano da Força Expedicionária Brasileira que auxiliou as tropas brasileiras na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Turismo

São Tiago pertence à Estrada Real, ao circuito Trilha dos Inconfidentes e a um dos maiores roteiros turísticos de Minas Gerais, o Caminhos de São Tiago. Além de estar localizada próxima dos municípios históricos Tiradentes e São João del-Rei, cerca de 50 km. A população local é simples, alegre e hospitaleira. Assim, os visitantes são recebidos com mesas fartas de quitandas e uma boa prosa, simpatia típica do interior mineiro.

Entretenimento

As noites dos finais de semana são badaladas pelos bailes do Magnatas Clube e da Sede Social Santiaguense. São Tiago também tem restaurantes e barzinhos com delícias da cozinha mineira como: carne de panela, bife à rolê, peixe frito, umbigo de banana, churrasco, feijoada e torresmo. Além de porções, pizzas, hambúrgueres, drinks e petiscos para todos os gostos, em ambientes agradáveis de descontração entre familiares e amigos.

A Praça Ministro Gabriel Passos (da Matriz) é o principal ponto de encontro da cidade. Lugar que reúne festas, paqueras, amizade, música e diversão.

Belezas naturais

São Tiago tem belas montanhas para escaladas e apreciação de paisagens de tirar o fôlego. Bem como grande área verde preservada, ideal para trilhas (a pé, de bicicleta, moto ou a cavalo). Além de lindos rios e cachoeiras, que podem ser visitados com guias nas propriedades rurais do município.

Distritos e Povoados

O município possui um distrito, denominado Mercês de Água Limpa (Capelinha). Assim como doze povoados na zona rural: Capão das Flores, Fundo da Mata, Tatu, Patrimônio, Chapada, Córrego Fundo, Jacaré, Cajengá, Germinal e Povoado dos Melos. Além de duas comunidades com características quilombola: São Pedro da Carapuça e Içara.