loader image
Descubra São Tiago

Festas tradicionais

Festas e eventos

De janeiro a dezembro em São Tiago, seu distrito e povoados, acontecem diversas festas e eventos. Confira!

Janeiro

Folia de Reis
Tanto em São Tiago quanto em Mercês de Água Limpa, a tradição da Folia de Reis é preservada. Simpáticos e fervorosos cantores passam de casa em casa para celebrar o encontro dos Três Reis Magos com o Menino Jesus.

20/01 - Festa de São Sebastião
Também em janeiro, mas no dia 20, acontece a festa de São Sebastião. Ao lado da capela que recebe o nome do santo, no bairro Cruzeiro, barraquinhas e leilões fazem a festa dos devotos de São Sebastião.

Fevereiro / Março

CarnaCapela
No distrito de São Tiago, Mercês de Água Limpa, a população antecipa o agito carnavalesco. A folia é reconhecida regionalmente pela animação e receptividade!

Carnaval
O carnaval de São Tiago proporciona entretenimento para todas as idades, como a famosa Alvorada (até o amanhecer) e matinês para as crianças. A programação conta com shows na Praça da Matriz e concentrações/desfiles dos blocos Jegue Elétrico, Bloco dos Ursos, Bloco da Amizade e Bloco Leva Eu.

Abril / Maio

LuaStock
Desde 2008, o evento privado acontece nas dependências da Fazenda Lua Dourada. O festival, do tipo camping, traz bandas de BH e de outras localidades, que atraem amantes de rock.

Semana Santa
Fé e tradição se unem nas celebrações da Semana Santa. Desde missas até procissões de figurados que trazem grande reflexão para todos.

Nossa Senhora de Fátima
Na Capela Senhor Bom Jesus dos Montes ocorre a singela celebração em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. A comunidade tem se articulado com barraquinhas, leilões e procissão.

Junho

Encontro Nacional de Motociclistas
O evento já teve duas edições e reuniu motociclistas das regiões sudeste e sul em São Tiago. Embalados pelo som do Rock and roll, turistas e moradores desfrutam também de barraquinhas com comidas, roupas e artesanatos na Praça da Matriz.

Festa de Santo Antônio
Para comemorar o aniversário do santo casamenteiro, realiza-se na Capela do Rosário a trezena com missas em sua devoção. Além da festa com barraquinhas e leilões na Praça São Vicente de Paula.

São Pedro da Carapuça
A festa em homenagem a São Pedro acontece em 29 de junho, antecedida do tríduo e a festa do Sagrado Coração de Jesus. Pessoas de diversas localidades vão até a comunidade rural de São Pedro das Carapuças para participar dos festejos que tem barraca, leilões e fogueira.

Julho

Encontro de Carros de Boi
O carro de boi, meio de transporte simples e com barulho característico, ainda é utilizado por fazendeiros da região para transportar produtos. Shows sertanejos e desfiles de carreiros reúnem pessoas de diversas cidades para enaltecer essa tradição e o povo do campo.

Festa de São Tiago
A partir da segunda quinzena de julho é a vez de celebrar o padroeiro (25) e a emancipação política do município (26). Além dos cerimoniais religiosos, bailes e shows de rua animam moradores e turistas que lotam a cidade.

Agosto

Festa dos Melos
No povoado dos Melos, um dos mais antigos da região, moradores e visitantes se reúnem para celebrar Nossa Senhora Imaculada Conceição na capela centenária. Além da tradicional missa, leilões, procissão, uma mesa farta de café com biscoito e música ao vivo animam a tradicional festividade.

Setembro

Festa do Café com Biscoito
A famosa “Festa do Café-com-Biscoito” acontece uma vez ao ano, no segundo final de semana de setembro. A acolhedora Praça da Matriz fica repleta de barracas de biscoitos, artesanatos e produtos da agroindústria local, que podem ser degustados gratuitamente. Além de contar com shows e atrações/atividades artísticas, um verdadeiro festival de cores, aromas e sabores.

Festa de Setembro - Mercês de Água Limpa
No final do mês de setembro, acontece a tradicional festa e novena em honra a Nossa Senhora das Mercês, padroeira do distrito. Além da parte religiosa, o evento conta com barraquinhas, leilões e bandas musicais.

Outubro

Festa do Produtor Rural
Com exposição de animais e shows, a Festa do Produtor Rural, no Sindicato Rural de São Tiago, enaltece a produção agrícola e pecuária. Afinal, São Tiago tem mais de 2 mil propriedades rurais que geram empregos e abastecem a região, movimentando a economia.

Nossa Senhora do Rosário
Para comemorar a Santa que leva o nome Igreja do Rosário, é realizada a novena e procissão. Além disso, a festa conta com barraquinhas, víspora e leilões na Praça São Vicente de Paula.

Nossa Senhora Aparecida
No local onde está sendo construída a capela em homenagem a padroeira do Brasil, no bairro Cerrado, moradores já celebram a Santa. Com tendas ou orações de casa em casa, a fé movimenta a comunidade local.

Dezembro

Programação especial de Natal
Em 2021, a Prefeitura Municipal deu inicio ao "Natal de Luz e Sabor na Terra do Café-com-Biscoito". A programação contou com diversas atividades para encantar toda à família nesta época mágica de renovação e fé.