Café-com-Biscoito
A Festa
A famosa “Festa do Café-com-Biscoito” acontece uma vez ao ano, no segundo final de semana de setembro, quando a acolhedora Praça da Matriz fica repleta de barracas de biscoitos, artesanatos e produtos da agroindústria local. Na última edição do evento, em 2019, foram servidos gratuitamente seis toneladas de biscoitos (mais de 150 tipos) e três mil litros de café.
Enquanto que o número de visitantes superou as expectativas dos organizadores e bateu o recorde de quase 100 mil. Desde o século XVIII, famílias aqui estabelecidas, simpáticas e hospitaleiras, recebiam os tropeiros com mesas fartas de café e quitandas deliciosas como biscoitos de fubá e polvilho. Além de comidas feitas em panelas de barro ou ferro, direto do fogão a lenha. Inclusive, as atividades agropecuárias como o cultivo de mandioca e a fabricação do polvilho, base para a confecção dos biscoitos, se manteve em destaque na economia da região até dar lugar à produção de leite e café.
Assim, a história dos biscoitos se cruza com o desenvolvimento da cidade. As receitas passadas de geração para geração, continuaram a ser oferecidas aos visitantes e servidas em eventos religiosos e/ou sociais como batizados, casamentos e festas tradicionais. Entretanto, foi na década de 90, que o povo são-tiaguense, em busca de uma nova atividade que assegurasse a melhoria de suas condições socioeconômicas, investiu no velho saber, com a produção de biscoitos em escala industrial.
Em 1999, surgiu a ideia de realizar a “Parada do Café-com-Biscoito”, projeto aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura, que depois se tornou a “Festa Café-com-Biscoito”. A festividade é um marco cultural, que abrange diferentes públicos: tem a “Oficina dos Biscoitos Falantes” para as crianças colocarem a mão na massa e produzirem biscoitos; além de shows de música popular brasileira, rock e sertanejo para os adultos se divertirem.
O evento já é destaque tanto na mídia regional quanto na nacional.
Clique nos links abaixo para conferir algumas matérias e reportagens!